sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão -- um aumento da temperatura média da superficie da Terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogénicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenómeno.
Recentemente, muitos meteorologistas e climatólogos tem afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.

Causas possíveis

Aumento nas emissões de gases do efeito estufa, como CO2 e o aumento de actividade solar durante o último século.

Efeitos

Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Importantes mudanças ambientais têm sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias citadas abaixo (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as actividades humanas mas também os ecossistemas. Aumento da temperatura global permite que um ecosistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.

Protocolo de Kyoto

O Protocolo de Kyoto somente faz sentido para aqueles que acreditam que as emissões de gases estufa, principalmente aqueles provenientes da queima de combustíveis fósseis, são os principais responsáveis pelo aquecimento global. Como conseqüência do Protocolo, os países desenvolvidos teriam que diminuir drasticamente suas emissões, inviabilizando, a médio prazo, o seu crescimento econômico continuado que, acreditam os céticos, é a única forma de se atingir a abundância de bens e serviços de que tanto necessita a humanidade.

Assim, o maior emissor de gases estufa do planeta, os Estados Unidos, não ratificaram e, provavelmente não o ratificarão num prazo previzível. Tal atitude é considerada prudente por parte dos céticos. De fato, todas as nações européias e o Japão ratificaram o Protocolo, e algumas delas, embora tenham concordado em diminuir suas emissões em 2010 em 8% abaixo dos níveis de 1990, já admitem que não conseguirão atingir esta meta e somente poderão conseguir reduzir as emissões em um porcento em 2010.


As seis pragas do Aquecimento Global


1. O Ártico está derretendo

A cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas. Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha e do Reino Unido. No entanto, no Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento apenas aconteceu em cerca de 2% da Antártida; nos restantes 98%, houve um esfriamento e a IPPC estima que a massa da neve deverá aumentar durante este século. É de notar igualmente que no período quente da Idade Média também não havia gelo no Ártico e havia quintas dos Viking na Gronelândia.
2. Os furacões estão cada vez mais fortes

Devido ao aquecimento das águas, a ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), dobrou nos últimos 35 anos.
3. O Brasil na rota dos ciclones

O litoral sul do Brasil foi varrido por um forte ciclone em 2004.
4. O nível do mar subiu

A elevação desde o início do século passado está entre 10 e 25 centímetros. Em certas áreas litorâneas, como algumas ilhas do Pacífico, isso significou um avanço de 100 metros na maré alta. Actualmente (Setembro de 2006), o painel intergovernamental de mudança climática estima que o nível das águas poderá subir entre 14 e 43 cm até o fim deste século. Estudos recentes parecem indicar que, contrariamente ao que antes se pensava, o aumento das taxas de CO2 na atmosfera não está a provocar nenhuma aceleração na taxa de subida do nível do mar.
5. Os desertos avançam

O total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos. Um quarto da superfície do planeta é agora de deserto. Só na China, as áreas desérticas avançam 10.000 quilômetros quadrados por ano, o equivalente ao território do Líbano.
6. Já se contam os mortos

A Organização das Nações Unidas estima que 150.000 pessoas morrem anualmente por causa de secas, inundações e outros fatores relacionados diretamente ao aquecimento global. Estima-se que em 2030, o número dobrará.


10 coisas que nós podemos fazer para combater o Aquecimento Global




1.Troca de lâmpadas
Se você trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas estará deixando de gerar no mínimo 400 quilos de dióxido de carbono ao ano.

2.Deixar o carro na garagem

Caminhe, dê umas pedaladas, compartilhe o carro com o vizinho, ou vá trabalhar de "busão" de vez em quando. Cada 10 quilômetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono.

3.Reciclagem
Acredite ou não, se você reciclar apenas a metade do seu lixo estará deixando de emitir em torno de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais. Sua cidade não tem coleta seletiva de lixo? Tudo bem, promova a idéia entre os vizinhos da sua rua.

4.Pressão dos pneus

Manter a pressão dos pneus no valor correto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do teu automóvel. Se não sabe a calibragem correta, olhe na parte interna da tampa de combustível, geralmente esta informação está ali. Cada litro de gasolina libera 2.5 Kg de dióxido de carbono.

5.Água quente
Aquecer água consome muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e no verão tome banho frio ou chaveie a ducha para a posição adequada, menos 3 toneladas de dióxido de carbonoanuais.
Em algumas lavanderias como as de hospitais é necessário a lavagem de roupas em água quente para uma correta assepsia, fora isso não há necessidade nenhuma ainda que é igual a mais 225 quilos de dióxido de carbono ao ano.

6.Sacolas plásticas e embalagens
Pare de brigar com a caixa do supermercado porque ela colocou toda a sua compra numa sacolinha só e evite produtos com embalagens plásticas. Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.

7.Ar Condicionado
Com um simples ajuste de baixar a temperatura em 2 graus no inverno e subir 2 graus no verão poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais.

8.Árvores
Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias...

9.Aparelhos eletrônicos
Para quê o PC ligado se você está vendo TV? Para quê o aparelho de som ligado se você está ouvindo RBD ou "Latrino"? O quê faz a lâmpada do quarto acesa se você está na sala? Para quê fazer o desjejum na cama frente a TV, porquê você não vai tomar na cozinha?
O simple ato de desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano.

10.Comprar a briga
Converta-se em parte da solução. Difunda esta mensagem. Diga a seus amigos que vejam o trailer de "Uma verdade incômoda" para ver se todos tomamos consciência do problema e que começemos a ser parte atuante na resolução do problema.

Fontes wikipedia - Metamorfose Digital

É os Estados Unidos são os que mais poluem e não estão nem ai pra isso, esses capitalistas "filhos da P..", acho que quando acabar tudo, ai sim irão perceber a merda que ajudaram a Fazer!


pra vc que não acredita em nada disso assista:

4 comentários:

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

Aquecimento Global

Luiz Domingos de Luna
Procurar na web

Sapo Dourado Panamenho
Da floresta americana
Beleza pura que emana
Da natureza em desenho

Amarelo, delgado e pulador.
Afilado, gentil e hospitaleiro.
Cantando no lindo desfiladeiro
Nos bosques um hino de amor

Predador do equilíbrio natural
No habitat rico dos pampas
Deslisa no declive das rampas
Numa felicidade sem igual

Dos rios, lagos e florestas.
Vaidoso no passeio matinal
Não vê o aquecimento global
Devorar sua história sua festa

O Fungo espera para atacar
O Planeta deu sinal de alerta
O fungo voa como uma flecha
O Sapo não vai mais cantar

Amarelo é a cor da atenção
Do sapo panamenho dourado
Da existência já foi tirado
Mais um ser em extinção

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

Pingo da vida?

Luiz Domingos de Luna
Procurar na web

Era um pingo
Começou a girar
Fiquei a olhar
O Seu caminho

Desceu a ladeira
Parou um segundo
Estava imundo
Cheio de poeira

Bolinha consistente
Ganhou conteúdo
Da parte o tudo
Sempre à frente

Rolou num tinteiro
Ficou colorido
Bicho sabido
Fugiu bem ligeiro

Atravessou uma vala
Passou na ferida
A Bactéria Lambida
A Vida levava

Pingo complicado
Todo disformado
É a vida da ferida
Ou o pingo da vida?

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

Onda que chora

Luiz Domingos de Luna
Procurar na web

História dos papéis
O mouse a demarcar
Palavras que somem
Mas que vão voltar

A tela da história
Um trabalho a postar
Um instante eterno
Que não vai durar

Tudo a voar
Sempre escrevendo
De um tempo correndo
Não pode parar

Vida sumida
Na abstração
Vida já vivida
Em outra ilusão

No útero da terra
Vai transformar
Onda que passa
A outro repassa
Sempre a chorar

Anônimo disse...

Amiable brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.